terça-feira, 14 de maio de 2013

Radiadores de Informação - Informações de Forma Ágil

Durante um projeto, precisamos compartilhar informações como, o andamento do projeto, acompanhamento de riscos, custo, lições aprendidas entre outras. Estas informações devem estar disponíveis para todas as pessoas, interessadas no projeto, com perfis e interesses diferentes. 
Para isso utilizamos radiadores de informação, que são conjuntos de informações, apresentadas de maneira simples e com a maior exposição possível, para que todos recebam a informação necessária de maneira eficiente – conforme o artigo Comunicação – Ponto chave para o sucesso de um projeto.
Metodologias ágeis como Scrum e XP empregam, fortemente, o uso de relatórios sumarizados, para transmitir informações, aos seus interessados. Estes relatórios são expostos em forma de gráficos em lugares de fácil acesso, geralmente paredes e corredores, para que a informação esteja disponível a todos.
radiador de informação
Radiadores de Informação – Kamban e Burn Down chart
Os formatos mais utilizados, segundo Scrum e XP, são o Burn Down Chart (utilizado para apresentação do andamento do projeto e controle de riscos), Earned Value Chart (para apresentação de índices financeiros, retorno de investimento e também para controle de riscos), Kanban (para visão de andamento de atividades), entre outros.
Borndown Chart
Burn Down Chart
Outra maneira de apresentar informações diversas, é criar um modelo de newsletter. Li outro dia, um artigo em que um gerente de projetos dizia ter criado um jornal interno do projeto, que era distribuído para todos os interessados. Esta forma de radiar informações é bastante interessante, inclusive para equipes distribuídas onde os integrantes não estão alocados no mesmo espaço físico.
O formato utilizado para apresentar a informação pode variar de acordo com cada projeto. O foco não é no modelo utilizado, e sim na informação apresentada. Desta maneira, o melhor modelo é aquele em que as pessoas se sentem mais confortáveis para entender a informação apresentada. E, uma vez que a informação não é mais necessária, ela pode ser descartada.
Utilize formatos embasados por metodologias ou crie seu próprio modelo de relatórios. Mas faça com que seu modelo seja um radiador de informação. Isto é, que a informação se propague por todos os interessados, com a mesma qualidade e linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário