terça-feira, 7 de maio de 2013

Planning Poker - Um Modelo de Estimativa de Esforço Ágil

Como apresentado no post uma introducao sobre user story, a estimativa de esforço para uma User Story (US), ou qualquer outra atividade, deve ser criada pela equipe de desenvolvimento. Existem muitas maneiras, embasadas pelas metodologias ágies, de se avaliar o esforço de uma US. A mais difundida e apreciada é o Planning Poker.

Planning Poker consiste em realizar uma reunião, com todos os membros da equipe de desenvolvimento, e o cliente. Cada membro da equipe possui um leque de cartas, que representam a sequência Fibonacci - 0, 1/2, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20 -, mais as cartas "?" - que significa não sei responder -, mais a carta "Café" - que significa a requisição de uma pausa para relaxar.

Baralho de Planning Poker
A sequência Fibonacci representará um valor simbólico de esforço, para equipe, e não a quantidade de horas para sua execução. Assim, uma vez escolhido uma US com esforço 1, por exemplo, as demais terão seus esforços comparados à esta, para terem seus esforços avaliados. A carta 0 representa uma US pronta, onde não é necessário nenhuma ação para sua implementação. 

Na primeira fase da reunião, o líder da equipe apresenta os objetivos da reunião, do projeto e apresenta as US separadas para iteração. O cliente aprova as US separadas, ou pode redefinir as prioridades das US, que ainda estão pendentes no Product Backlog e alterar as US da iteração.

Na segunda fase da reunião o cliente pega, uma US e a apresenta para a equipe de desenvolvimento. Todas as questões são respondidas até o pleno entendimento de todos. Após o entendimento, todos os membros da equipe apresentam suas respostas, ao mesmo tempo, através da escolha de uma de suas cartas. 

Se houver um consenso entre a equipe, o valor apontado é confirmado como o esforço da US. Porém, caso haja uma discrepância muito grande, entre os membros da equipe, há uma radada de conversa, onde alguns argumentos são apresentados, pelos membros e, em seguida, uma nova rodada de votação é realiazada, até que se tenha um consenso interno. O mesmo processo é realizado para todas as US que serão desenvolvidas na iteração.

O Planning Poker acontece em cada início de iteração. De acordo com os esforços apresentados pela equpie, o tamanho definido para a iteração e a quantidade de US que couberem nesta iteração, teremos as US que serão desenvolvidas na iteração atual. Caso alguma US precise ser retirada da iteração, será o cliente que decidirá qual sera excluída.

No início do projeto, a quantidade de US, por iteração, será feita na base da intuição, ou por conhecimento da equipe, em projetos anteriores. Com o passar do tempo, os valores serão mais concretos, visto que a equipe terá uma base estatística para avaliar a precisão dos comparativos entre US e do total de US por iteração.

Por fim, os maiores benefícios de se utilizar o Planning Poker, é fomentar, na equipe, o sentimento de comprometimento, visto que será a equipe quem indicará o esforço da US. Além disso, jogos liberam sensações de prazer, que fazem com que uma atividade chata, de estimativa e planejamento, seja encarada com mais vontade, o que eleva a acuracidade da informação recolhida.

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário