terça-feira, 21 de maio de 2013

Planejamento Ágil - Um Planejamento Eficiente

De acordo com as metodologias tradicionais, a fase de planejamento de um projeto é realizada em seu início, em seguida ao levantamento de requisitos. Segundo essas metodologias, a fase de planejamento é realizada em profundidade, no início do projeto. E com o passar do tempo, e início da implementação, essa fase dá lugar ao controle do planejamento criado, conforme a figura abaixo.

Gráfico de esforço, por atividade, durante um projeto
Porém, tal iniciativa gera burocracia, quando uma mudança é necessária no projeto. Primeiro porque tal mudança reflete em alterações em diversos documentos. E também porque faz com que o planejamento seja revisto. No fim das contas o esforço empreendido na fase inicial foi inútil.

O conceito embasado pelas metodologias ágeis aponta para uma maneira mais eficiente de se planejar um projeto. A fase de planejamento é distribuída durante o projeto, e não somente em seu início, da seguinte maneira:


No início do projeto, após o levantamento das necessidades com o(s) cliente(s), a equipe do projeto realiza um planejamento, superficial, do caminho esperado para o projeto e levanta os riscos principais. Essas atividades são realizadas de forma superficial, pois neste momento não se tem muitas informações sobre o projeto.

Neste momento a equipe, juntamente com o cliente, dividem o projeto em grandes entregas, chamadas Releases. Esse pacote de entregáveis engloba um conjunto de funcionalidades que provem benefícios comuns ao cliente. A primeira release conterá os itens mais importantes para o projeto, isto é, o itens que mais retornam valor ao cliente. A segunda release conterá os itens de maior satisfação para o cliente e assim por diante. A duração de cada release varia em torno de 6 meses a 1 ano. A participação do cliente, nesta fase é fundamental para o sucesso do projeto.

Ao início de cada release a equipe e o cliente voltam a se reunir para o planejamento das fases subsequentes. A release é novamente dividida em entregas menores, chamadas iterações, ou Sprints, com duração média de 2 a 4 semanas. O planejamento da release é um pouco mais aprofundados que na fase inicial, a medida que a equipe passa a ter mais informações a respeito do projeto.

Da mesma maneira que o início de cada release, a cada início de iteração, a equipe se reúne com o cliente para um planejamento da fase que vem a seguir. Neste momento o planejamento é mais profundo, visto que o objetivo da fase é mais específico e a equipe tem informações suficientes para se planejar adequadamente.

Ainda ao final de cada uma das fases acima, antes do início da próxima fase (seja ela qual for), a equipe se reúne novamente com o cliente para apresentar o que foi desenvolvido. Esta fase de aceitação, por parte do cliente, vai nortear se a equipe está no caminho certo ou se alguma mudança deve ser realizada já na próxima fase do projeto.

Isto proporciona, à equipe, ter maior assertividade nos itens desenvolvidos, aprender com o cliente durante o projeto, e entregar um produto de maior qualidade. E com um menor custo e risco de mudanças para o projeto.

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário