quinta-feira, 9 de maio de 2013

O Caminho até Conseguir uma Equipes de Alto Desempenho

Toda e qualquer equipe que se forma busca atingir um nível de alto desempenho em suas atividades. Mas, o que é preciso para se atingir tal nível de excelência? Será que são necessários profissionais de alta performance para se ter um time de alta performance? A verdade é que qualquer equipe, independente de seus profissionais, pode atingir um nível de alto desempenho. Porém, o caminho, até lá, é árduo e lento. E o papel do líder é fundamental!
team building
Toda equipe passa por 4 níveis distintos até chegar ao de alto desempenho, de acordo com os Estágios de Desenvolvimento de Uma Equipe, de Bruce Tuckman. São eles: Formação, Confronto, Normatização e Desempenho.
Na primeira fase, a equipe está em formação, os membros pouco se conhecem e evitam confrontos e divergências de opinião para serem melhores aceitos. Os membros buscam trabalhar de forma mais individualista e possuem pouca visão das metas do time. Desta maneira, precisam ser direcionados em suas tarefas e decisões. O líder dita as atividades, de forma diretiva, porém deve explicar o porquê de cada tarefa, para evitar rejeições. Esta é uma fase muito importante, visto que é a base para a criação de uma equipe coesa, em que os membros criam laços de amizade.
Na segunda fase pequenos grupos começam a se formar e as divergências de opinião começam a aparecer. Os membros buscam se afirmar e contam com seus grupos para ajudá-los. Algumas equipes passam rapidamente por esta fase, outras nunca a deixam. A forma como o líder introduz seu modelo de liderança e a forma como este modelo é aceito pelo grupo, além da maturidade da equipe, vão dizer o tempo que time precisará para passar por esta fase. O líder ainda apresenta tarefas de modo diretivo e é responsável pelas decisões, mas precisa apresentar informações e argumentos para quaisquer questionamentos. O líder também precisa, em certos momentos, entender o momento da equipe, e mitigar qualquer problema entre os membros, para a criação de um ambiente saudável e de cooperação mútua.
 Em seguida vem a fase da normatização, onde os membros começam a buscar uma meta comum, acima de suas metas individuais. O sentimento de pertencer a uma equipe começa a florescer e cada um começa a assumir sua responsabilidade, perante ao grupo. O líder começa a ser menos diretivo, tanto nas atividades quanto nas decisões, que começam a ser feitas pelo grupo, e a delegar mais as tarefas. Isto alavanca o sentimento de confiança e a própria equipe começa a criar suas próprias regras.
Alta Performance
 A última fase é a do alto desempenho, onde o time trabalha em comunhão e busca novos meios de realizar suas atividades. Nesta fase, divergências de opiniões são positivas e os membros buscam criar um ambiente de conflitos construtivos. O líder passa a ser menos ativo e a monitorar as atividades de longe e a pensar mais no futuro. Os integrantes ficam motivados, entregam mais resultados e passam a querer, cada vez mais, pertencer à equipe.
 Porém, trocas de membros da equipe, novos desafios e até mesmo uma mudança de atitude podem fazer com que a equipe retorne a fases anteriores. Assim, o líder e a própria equipe devem sempre estar alertas para imprevistos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário